Relatório de Atividades

Relatório de Atividades



Apresentação

 

O ano de 2019 foi marcado pela eleição de seis novos Conselheiros Titulares e Suplentes, sendo três para o Conselho de Administração e outros três para o Conselho Fiscal, com mandato de 2020 a 2024, por meio da Assembleia Geral da FIPECq Vida, composta por representantes das Instituidoras FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Fundação de Previdência Complementar dos Empregados ou Servidores da FINEP, do IPEA, do CNPq, do INPE e do INPA – FIPECq.

 

Foram eleitos para o Conselho de Administração: Akel Allan Rodrigues Ramos (titular) e Raimundo Gutemberg Fonseca da Rocha (suplente), representantes do INPA; Cezar Soares Batista (titular) e Silvio David Santos de Castro (suplente), representantes do CNPq; e Sarita Lima Loureiro (titular), representante da FIPECq.

 

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos Ronaldo Duarte Ferreira (titular) e José Aristeu de Sousa Ruas (suplente), representantes do INPE; Mauro Oddo Nogueira (titular) e Carlos Henrique Leite Corseuil (suplente),  representantes do IPEA; e Alexandre de Castro Almeida (titular) e Marcelo Luiz Campos Valente (suplente), representantes da FINEP.

 

Nesse contexto, damos as boas-vindas aos novos Conselheiros e contamos com a experiência de cada um para continuarmos cumprindo com a missão de acolher e apoiar nossos Associados em todas as fases da vida, de forma humanizada.

 
Por fim, registramos nossos agradecimentos aos Conselheiros que cumpriram seus mandatos, pelos anos de dedicação e parceria na construção das principais inovações dos últimos seis anos. Nossa gratidão aos conselheiros Aprígio Rodrigues de Sousa Filho (INPA), Tarciso José de Lima (CNPq), Helena Abadia Veloso Maffia (FIPECq), Carlos Roberto Marton da Silva (INPE), José Valente Chaves (IPEA) e Claudia Maria Perasso Lourenço (FINEP).

Foto 1- Cerimônia de posse dos novos conselheiros.



Palavra do Comitê Gestor

O Relatório de Atividades é o instrumento pelo qual a FIPECq Vida presta contas aos Associados e Instituidoras vinculados à organização, a respeito da atuação realizada anualmente no que se refere a oferta e gestão dos Planos e Programas Assistenciais. Assim, são abordadas questões como governança, resultados de gestão e alocação de recursos, bem como os relatórios de auditoria do ano de 2019, de forma transparente. O Relatório de Atividades é encaminhado ao Conselho de Administração e Assembleia Geral, para aprovação.

 

Importante ressaltar que esse relatório é fruto do engajamento de todas as unidades e colaboradores que compõem a FIPECq Vida, no esforço de demonstrar aos Associados as entregas concretizadas.

 

Nesse contexto, destaca-se a consolidação dos Programas Assistenciais, que são anualmente revistos e aprimorados: CDH, Meu Médico, Campanhas Preventivas de Vacinas, PROASSIST e o Programa Qualidade de Vida. Além do Projeto Acolher, programa de previdência complementar administrado pela FIPECq Previdência. Com referência aos Planos Assistenciais, o esforço de gestão junto às operadoras de saúde conduz à redução da sinistralidade dos diversos planos de saúde e odontológico, culminando com a queda anual dos reajustes, e em 2019 não foi diferente.

 

Assim, o constante aprimoramento dos sistemas permite que a gestão financeira seja cada vez mais transparente, e assegura uma boa visibilidade da alocação dos recursos, bem como a eficiente gestão patrimonial.

 

O aprimoramento da comunicação com os Associados é periódico desde a implantação do Planejamento Estratégico 2015-2025, com a criação do Canal FIPECq Vida – FIPECq Vida Play, com seu semanário de publicações. A área de comunicação, além de propiciar agilidade da informação ao público da Associação, permite ainda mais transparência no tocante aos direitos dos Associados.

 

A ação da Assessoria Jurídica, em conjunto com a Ouvidoria, apresenta-se revestida de maior relevância no sentido da prevenção de litígios e orientação na gestão da Associação.

 

Por fim, toda engrenagem da FIPECq Vida está alinhada com o Planejamento Estratégico 2015-2025, o que permite aos gestores desenvolver ações coordenadas e eficientes.



Nosso Portfólio

A FIPECq Vida é uma Caixa de Assistência Social sem fins lucrativos que disponibiliza vasto portfólio de benefícios aos seus Associados: Programas Assistenciais de Saúde, Odontológico, Seguro de Vida, Seguro Automotivo e Previdência Privada, além de Programas Assistenciais específicos de promoção à saúde e bem-estar.

 

PLANOS ASSISTENCIAIS

 

PAS Saúde

 

Contempla planos de saúde de diversas Operadoras/Seguradoras a fim de se enquadrar ao perfil de nossos Associados.

 

Nossos planos são coletivos por adesão, sendo as coberturas ambulatoriais com obstetrícia, nacionais e regionais, com e sem coparticipação, com e sem livre escolha de rede. A parceria com a FIPECq Vida propicia condições exclusivas, como a redução de carências dos planos de saúde, coberturas acima do rol determinado pela ANS, atendimento diferenciado, entre outros.

 

PAS Odontológico

 

Planos em parceria com diversas Operadoras, cobertura nacional e ampla rede credenciada.

 

PAS Seguro

 

Seguro de Vida com diferenciais exclusivos, pois além das coberturas usuais, prevê coberturas para seguro assistência internacional, auxílio residencial, CDH Complemento de Despesas Hospitalares, entre outros.

 

Seguro Automóvel

 

Plano de seguro automóvel que possibilita a cotação de valores em várias corretoras de seguro, de forma a oferecer planos que satisfaçam aos Associados.

 

Previdência Privada

 

O FIPECqPREV é um plano flexível, com rentabilidade atrativa (13,56% em 2019, equivalente a 227% do CDI) e com taxa de administração anual de apenas 0,4%. E ainda permite deduzir do Imposto de Renda as contribuições em até 12% sobre a renda bruta no ano.

 

Gráfico 1: Plano FIPECq Prev

 

PROGRAMAS ASSISTENCIAIS

 

Programa Meu Médico

 

O Programa Meu Médico foi criado pela FIPECq Vida com o intuito de promover mais saúde e bem-estar aos Servidores e Associados, no local de trabalho, dentro da Instituidora, e tem foco em tratamento humanizado e individualizado, a fim de suprir as necessidades daqueles que precisam. Presta atendimento ambulatorial, aconselhamento médico preventivo de doenças crônicas, campanhas preventivas, bem como promove ações que fortalecem os programas de Qualidade de Vida dentro das Instituidoras.

 

Programa Especial Assistencial – PROASSIST

 

Programa que prevê reembolso para os Associados titulares e dependentes vinculados aos planos de saúde. Por meio do PROASSIST é possível solicitar reembolso de despesas e procedimentos que não constam no rol da ANS, ampliando, assim, o cuidado com a saúde e bem-estar do nosso Associado.

 

Campanhas Preventivas

 

Atualmente, a FIPECq Vida promove vacinação contra a Gripe, Pneumonia e Herpes Zóster, a fim de proteger a saúde dos Associados, titulares e dependentes, de acordo com a elegibilidade de cada campanha. Em 2019, foi aprovado a ampliação do rol de vacinas da Associação: contra HPV e Meningite.

 

Programa de Qualidade de Vida

 

O Programa de Qualidade de Vida se destina a auxiliar as Instituidoras e Instituidoras por Adesão em eventos e programas de qualidade de vida, oferecendo às áreas de Gestão de Pessoas mais condições de elaboração de atividades voltadas à saúde e bem-estar dos servidores e Associados.

 

Complemento de Despesas Hospitalares – CDH

 

Programa criado para oferecer reembolso de despesas médicas decorrentes de intervenções cirúrgicas que constam no rol da ANS, sendo um complemento do Seguro de Vida.

 

Projeto Acolher

 

O Projeto Acolher foi criado em 2018 com a finalidade de proporcionar o acesso de todos os Associados aos planos de previdência privada e auxílio funeral, independente da adesão voluntária, e sem custos adicionais. Assim, todos os Associados da FIPECq Vida são automaticamente alçados à condição de participantes da FIPECq Previdência.



Órgãos Colegiados

 

O Colegiado da FIPECq Vida é composto por Assembleia Geral, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. São integrados por representantes eleitos das Instituidoras originais, quais sejam, Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – INPE; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e a Fundação de Previdência Complementar dos Empregados ou Servidores da FINEP, do IPEA, do CNPq, do INPE e do INPA – FIPECq. A importância do Colegiado está na diversidade de experiências entre os representantes, de forma a assegurar uma condução plural da Associação. No Colegiado não existe decisão monocrática.

 

Assembleia Geral – AGE

 

A Assembleia Geral é constituída por um representante titular e um suplente de cada Instituidora original, eleito pelos Associados, com mandato de quatro anos, admitida uma única reeleição pelo mesmo período.

Compete à Assembleia Geral:

  1. Eleger e destituir os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e o Presidente;
  2. Deliberar sobre o Relatório Anual da Administração;
  3. Alterar o Estatuto da Entidade;
  4. Deliberar sobre a admissão e exclusão de Associados de qualquer categoria em caso de omissão do Estatuto ou Regulamento;
  5. Discutir e deliberar sobre todos os problemas que envolvem o interesse da Associação.

 

Compôe a Assembleia Geral

 

Membros titulares:

  • Marcelo Jose Braga Nonnenberg (IPEA) – Presidente da Assembleia Geral;
  • Acioli Antonio de Olivo (INPE);
  • Alberto Modesto de Almeida Rogers (FINEP);
  • Ilíada Muniz Lima (CNPq);
  • Laércio Barbosa de Melo (FIPECq Previdência);
  • Raimundo Nonato de Abreu Aquino (INPA).

 

Membros Suplentes:

  • Pérsio Marco Antonio Davison (IPEA);
  • Nandamudi Lankalapalli Vijaykumar (INPE);
  • Pablo Arruda (FINEP);
  • Sergio Vidal Chamon (CNPq);
  • Consuelo Simões Pinto Vicchiatti (FIPECq Previdência);
  • Luzemira de Oliveira Amazonas (INPA).

 

A Assembleia Geral realizou 2 reuniões durante o exercício de 2019, sendo a 15ª Assembleia Ordinária, em 11 de junho de 2019, que aprovou:

 

  •  Relatório Anual de Administração, referente ao exercício de 2018;
  •  Relatório Anual de Atividades;
  •  Balanço Patrimonial;
  •  Demonstrações Financeiras e Contábeis;
  •  Parecer dos Auditores Independentes;
  •  Parecer do Conselho Fiscal.

 

Em 12 de dezembro de 2019 foi realizada a 16ª Assembleia Geral Extraordinária, que aprovou:

 

- Eleição dos representantes das Instituidoras FIPECq, INPA e CNPq, para compor o Conselho de Administração da FIPECq Vida, para mandato de 2020 a 2024;

- Eleição dos representantes das Instituidoras INPE, IPEA e FINEP para compor o Conselho Fiscal da FIPECq Vida, para mandato de 2020 a 2024.

 

Conselho de Administração – CA

 

 

O Conselho de Administração é o órgão que administra e orienta a FIPECq Vida, cabendo-lhe precipuamente expedir e supervisionar a execução dos objetivos e políticas da Associação, mediante a edição de normas gerais de organização e gestão, conforme estabelecido no Artigo 22 do Estatuto da FIPECq Vida.

 

Compõe o Conselho de Administração:

 

Membros titulares:

  • Ciro Hernandes (INPE) – Presidente do Conselho de Administração;
  • Tarciso José de Lima (CNPq);
  • Aprígio Rodrigues de Sousa Filho (INPA);
  • Helena Abadia Veloso Maffia (FIPECq Previdência);
  • Ruben Silveira Mello Filho (FINEP);
  • Ronald do Amaral Meneses (IPEA).

 

Membros Suplentes:

  • André Rodolpho Silva (INPE);
  • Jaime da Rocha Nascimento (INPA);
  • Paulo Roberto F. Alves de Assis (FIPECq Prev) –  in memoriam;
  • Eliana Azevedo Penna (IPEA).

 

O Conselho de Administração realizou seis reuniões durante o exercício de 2019, deliberando sobre as seguintes matérias, além de acompanhamento das atividades de gestão:

 

  1. Aprovação do Regulamento do PROASSIST;
  2. Remuneração dos Conselhos;
  3. Aprovação da Campanha de Vacinação contra Meningite ACWY;
  4. Aprovação da Campanha de Vacinação contra o HPV;
  5. Aprovação da mudança de faixa etária da Campanha de Pneumonia, ampliando para maiores de 50 anos;
  6. Aprovação do ingresso da ANATEL como Instituidora por Adesão;
  7. Aprovação da gratificação temporária de colaboradores por participação de projeto;
  8. Aprovação do Relatório Anual de Atividades 2018;
  9. Proposta Orçamentária 2020;
  10. Acordo Coletivo de Trabalho 2020.

 

Conselho Fiscal – CF

 

 

O Conselho Fiscal é composto por um represente de cada Instituidora, titular e suplente, eleito pela Assembleia Geral, conforme estabelecido no Artigo 32 do Estatuto da FIPECq Vida.

 

Compõe o Conselho Fiscal:

 

Membros Titulares:

  • Carlos Roberto Marton da Silva (INPE) – Presidente do Conselho Fiscal;
  • Carlos Roberto Silveira Silva (CNPq);
  • Claudia Maria Perasso Lourenço (FINEP);
  • José Valente Chaves (IPEA);
  • Sarita Lima Loureiro (FIPECq Previdência);
  • Silvio Jardim de Oliveira Silva (INPA).

 

Membros Suplentes:

  • Gentil Moura da Silva (INPE);
  • Sandra Regina Costa Alves (CNPq);
  • Rodrigo Molinari Mello (FINEP);
  • Luiz Guilherme Ferreira Deud (IPEA);
  • Tathiane Mesquita de Freiras (FIPECq Previdência);
  • Luiz Gustavo Negro Vaz (INPA).

 

O Conselho Fiscal realizou quatro reuniões durante o exercício de 2019, deliberando sobre as seguintes matérias, além de acompanhamento das atividades de gestão:

 

- Balancetes do 4º Trimestre/2018 e 1º, 2º, 3º Trimestre/2019;

- Relatório de Atividades 2018;

- Balanço Anual;

- Demonstrações Contábeis;

- Parecer dos Auditores Independentes.



Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica tem por escopo atuar nas áreas do Direito Civil, principalmente nos ramos de Saúde Suplementar, Contratos e Direito do Consumidor, promovendo a antecipação de riscos a fim de minimizar as consequências desfavoráveis para a Associação.

 

Em 2019, foram prestados serviços de consultoria jurídica a todas as áreas que formam a Associação por meio de emissão de notas e pareceres, representação em audiências, análises dos aspectos legais, elaboração e análise jurídica dos instrumentos negociais, revisão e atualização dos instrumentos normativos, análises de questionamentos pertinentes à rotina de atuação, participação da tomada de decisão para instruir a respeito de contrato e termos de adesão.

 

A Assessoria Jurídica representou a FIPECq Vida em 14 processos judiciais, nos quais os assuntos controversos mais discutidos são os índices de reajuste e negativa de atendimento pelas operadoras de saúde em um universo de mais de 19.000 Associados. A baixa incidência de ações judiciais demonstra que a união entre a gestão e colaboradores atende a contento a missão da Caixa de Assistência em acolher e apoiar seus Associados.

 

Ademais, a Assessoria Jurídica iniciou os estudos para propor a atualização estatutária ao seguir forte tendência do mundo corporativo, que será deliberada. Apresentou ainda projeto para a implantação do Programa de Integridade – Compliance, no qual espera-se fortalecer os valores éticos na Associação, além de contribuir para uma sociedade livre de corrupção.



Núcleo de Monitoramento Estratégico

 

O Núcleo de Monitoramento Estratégico – NME, desempenha o papel de monitoramento, acompanhamento, orientação e apoio aos projetos estratégicos em decorrência do Planejamento Estratégico estabelecido para o período de 2015-2025.

 

Os projetos estratégicos permitem a entidade atingir a sua missão de acolher e de apoiar os Associados na busca de bem-estar de forma humanizada. 

 

No Planejamento Estratégico foram previstos 8 projetos, os quais são:

 

  1. Oferta de soluções adequadas aos públicos-alvo;
  2. Implantação de gestão de saúde;
  3. Aprimoramento da competência para ampliar as adesões;
  4. Melhoria da comunicação e do Marketing;
  5. Aprimoramento da Gestão Interna;
  6. Desenvolvimento de Colaboradores;
  7. Desenvolvimento da área de inteligência – em execução, e;
  8. Segurança da Informação na área de T.I – já finalizado em 2017 com a terceirização das atividades.

 

Os projetos descritos encerram-se em duas situações: ao atingir as metas ou cumprimento do prazo. Caso a finalização de um projeto seja encerrada por cumprimento do prazo, mas sem atingir sua meta, na revisão do Planejamento Estratégico que ocorrerá no exercício corrente, esse projeto retornará com um novo formato.

 

Os projetos estratégicos encerrados no exercício de 2019 obtiveram os seguintes resultados:

 

Oferta de soluções adequadas aos públicos-alvo

 

A meta com a sua implantação era o desenvolvimento de 2 ações assistenciais por ano, totalizando 10 ações. A FIPECq Vida atingiu 100% da meta, com os seguintes programas assistenciais implantados: 1) Programa de Qualidade de vida; 2) Implantação do PROASSIST; 3) Programa Meu Médico; 4) Programa de vacinas contra Herpes Zoster; 5) Programa de vacina contra Pneumonia; 6) Revisão e aprimoramento do CDH; 7) Criação do Círculo Saudável; 8) Revisão e ampliação do PROASSIST; 9) Revisão e ampliação do programa de qualidade de vida, e; 10) Aperfeiçoamento do Seguro de Vida.

 

Atualmente, este projeto estratégico encontra-se finalizado por atingir a meta.

 

Implantação da Gestão da Saúde

 

Sua meta era a redução da sinistralidade em 10% ao ano, nos planos Amil, Bradesco e Unimed. Seus resultados foram:

 

- Resultado da sinistralidade dos planos AMIL:


Gráfico 2: evolução da sinistralidade da Amil entre os anos 2014 e 2019.

 

- Resultado da sinistralidade dos planos Bradesco:


Gráfico 3: evolução da sinistralidade da Bradesco entre os anos 2014 e 2019.

 

- Resultado da sinistralidade dos planos Seguros Unimed:


Gráfico 4: evolução da sinistralidade da Seguros Unimed entre os anos 2014 e 2019.

 

Atualmente, este projeto estratégico encontra-se finalizado por atingir a meta.

 

Aprimoramento da competência para ampliar adesões

 

Com a implantação desse projeto, a FIPECq Vida conseguiu a adesão de 10 novas Instituidoras, que são: ANEEL, ANATEL, CRO-BA, IPHAN, SINDSUSEP, IBRAM, INPI, ASSETANS, ANA e AFIN. Em termos brutos, foram incluídas 4.878 vidas, representando 75% da meta de 6.500 vidas até 2020. As novas vidas foram um grande alicerce para a manutenção da FIPECq Vida nos últimos anos devido à crise econômica. 


Atualmente, este projeto estratégico encontra-se finalizado por atingir a meta.

 

Melhoria da comunicação e do marketing

 

O projeto foi implementado para o fortalecimento da comunicação da FIPECq Vida com seus Associados. Em 2018, realizou-se uma pesquisa de satisfação junto aos Associados em relação a comunicação. A meta de satisfação a ser atingira era de 60% e o resultado obtido foi de 70%.

 

Além disso, mediu-se também o grau de importância da comunicação, chegando a 76,62%. 

 

Atualmente, este projeto estratégico encontra-se finalizado por atingir a meta.

 

Aprimoramento da Gestão Interna

 

Projeto implementado para melhoria de até três processos internos que impactam diretamente na estratégia da Instituição. Realizou-se a informatização de 80% dos sistemas internos em 2018-2019, bem como foi feita a revisão da Estrutura organizacional e a reestruturação do Espaço FIPECq Vida no escritório do Rio de Janeiro em 2017, para melhoria do atendimento ao Associado.

 

Atualmente, este projeto estratégico encontra-se finalizado por atingir a meta.

 

Desenvolvimento de Colaboradores

 

O objetivo de gestão desse projeto é desenvolver continuamente as competências dos colaboradores com capacitação de 120h até 2020. Obteve-se a média de 393h de treinamento por empregado em 2019, meta superada em 227,5%.

 

Atualmente, este projeto estratégico encontra-se finalizado por atingir a meta.

 

Abaixo, a relação de projetos estratégicos em andamento (período de 2015 a 2025):

 

 1. DESENVOLVIMENTO DA ÁREA DE INTELIGÊNCIA

 

O projeto foi desenvolvido para prover informações relativas a tendências, a inovações e as demais variáveis estratégicas do ambiente externo para tomada de decisão.

 

Principais ações realizadas:

 

1. Implantação de um modelo de atuação de inteligência competitiva até julho de 2016

- Equipe treinada e capacitada;

- Expansão da equipe de Inteligência.

 

2. Ambiente monitorado:

 - Criação 08 boletins;

 - Criação de 02 notas;

 - Realização de pesquisa interna, meta de 80% de utilidade das novas informações geradas.

 

2. FIPECq VIDA PLAY

 

O projeto foi desenvolvido para Divulgar a FIPECq Vida em plataforma digital, por meio de vídeo, para fortalecimento da marca e popularização dos serviços prestados utilizando Marketing de Conteúdo.

 

Principais ações realizadas:

 

1. Atingir a marca de 6.000 visualizações até dezembro de 2019, aumentando o alcance de divulgação das atividades e benefícios da FIPECq Vida:

- Realização de 51 vídeos com formato semanal;

- Meta atingida em 96,9 % com um total de 5.814 visualizações.

2. Solidificar a imagem da FIPECq Vida como referência em soluções de saúde:

- A pesquisa de satisfação será realizada no 2º semestre de 2020.

 

3.  EXPANSÃO DA BIBLIOTECA CORPORATIVA DA FIPECQ VIDA

 

 O projeto foi desenvolvido para ofertar livros como um novo produto da FIPECq VIDA.



Ouvidoria

A Ouvidoria da FIPECq Vida foi criada em 2014 com a finalidade de ser um espaço de atendimento diferenciado para os Associados, que por sua vez, teve a abertura para uma participação democrática, a fim de fornecer subsídios para o desenvolvimento da Instituição. É subordinada ao Presidente do FIPECq Vida, Antonio Semeraro Rito Cardoso, e a atual Ouvidora em exercício é a colaboradora Enny Kássia Moura Carvalho, e a suplente, Alessandra Aparecida Sanabre.

 

A Ouvidoria recebeu 99 demandas no ano de 2019. Houve uma queda de 43% em relação a quantidade de demandas recebidas no ano anterior (173 demandas recebidas).


Gráfico 5: Total de demandas recebidas na Ouvidoria nos anos de 2018 e 2019.

 

Em se tratando das demandas recebidas na Ouvidoria, são classificadas em 6 tipos: pedidos de informação, solicitação, reclamação, sugestão, elogio e denúncia. As demandas podem ser registradas pelos Associados no site da Ouvidoria, por e-mail, por telefone, ou ainda, presencialmente.

 

Abaixo, é apresentado o comparativo por tipo de demanda em relação ao período de 2018 e 2019.


Gráfico 6: Comparativo entre o total de demandas recebidas nos períodos de 2018 e 2019.

 

Conforme informado anteriormente, houve redução de 43% no número de demandas recebidas em 2019 em comparação com o ano de 2018. Ocorreu também a diminuição na categoria de reclamações recebidas, que em relação ao número de demandas de 2018, representou uma queda de 29%.

 

Esse índice em queda representa fator bastante positivo para a Associação, pois traduz em números o aumento na qualidade do trabalho e atendimento prestados aos Associados.

 

A respeito das demandas recebidas em 2019, abaixo, gráfico comparativo apenas das demandas do período apurado:


Gráfico 7: percentual do total de demandas recebidas em 2019 na Ouvidoria.

 

Canais de recebimento das demandas

 

Para maior conforto e comodidade de nossos Associados, as demandas da Ouvidoria podem ser registradas por meio de nosso site, e-mail, telefone ou presencialmente.

 

Abaixo, comparativo entre os anos de 2018 e 2019 por canal de atendimento.


Gráfico 8: Número de demandas recebidas nos anos de 2018 e 2019, por canal de atendimento.


Abaixo, gráfico com percentual das demandas recebidas na Ouvidoria em 2019 por canal de atendimento:


Gráfico 9: Percentual das demandas por canal de atendimento, recebidas em 2019.faltando percentual do gráfico do site.

 

Nota-se claramente a preferência de nossos Associados em registrar suas demandas por meio eletrônico - no site da Ouvidoria, em que é possível fazer acompanhamento por meio de número de protocolo. A segunda posição é do registro feito por e-mail, que nos dois períodos analisados – 2018 e 2019, continua em ascensão. Os registros por telefone e presenciais são os menores em relação aos demais canais de atendimento.



LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

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Gerência de Gestão de Saúde

 

A Gerência de Gestão de Saúde – GGS tem como principal finalidade a coordenação de três áreas fundamentais no atendimento às necessidades de atenção primária à saúde dos Associados. Além de viabilizar a cotação de novos serviços e planos, tem a incumbência de negociar e acompanhar os contratos junto às Operadoras/Seguradoras, atenta ao controle da sinistralidade e os reajustes a serem aplicados.

 

O Cadastro é a unidade responsável pela qualidade da entrada de dados e manutenção das informações de toda a base de Associados. Toda a movimentação dos Associados e grupos familiares, é diariamente registrada em sistema, a fim de subsidiar as áreas de atendimento, representações e área financeira, no tocante a comunicação entre a FIPECq Vida e o Associado Titular. Nessa área também é feita toda a interface entre Associado/Operadora/Instituidora.

 

Nesse contexto, contamos com 9 (nove) Representações distribuídas pelo país que também integram parte importante da área de Gestão de Saúde, já que cumprem o papel de representar a FIPECq Vida nas Instituidoras e Instituidoras por Adesão e ser a voz dos Associados e da área de Gestão de Pessoas das Instituidoras junto à FIPECq Vida, subsidiando a implementação de novos programas e a revisão periódica de processos. Além da parte de atendimento, são responsáveis pelo funcionamento dos vários programas disponibilizados.

 

Na área de Apoio, se concentram os maiores diferenciais da FIPECq Vida: os Programas Assistenciais que visam conceder aos nossos Associados campanhas preventivas de imunização, ressarcimento de procedimentos não cobertos pelos planos de saúde e ainda, toda a cobertura de questões relacionadas ao Seguro de Pessoas. Isso sem contar com o suporte oferecido às Instituidoras nos Programas de Qualidade de Vida, saúde e bem-estar no local de trabalho.

 

O ano de 2019 foi marcado por mudanças no tocante ao relacionamento com as Operadoras/Seguradoras e parceiros. Por isso, na busca por melhorias e com o apoio do Núcleo de Sustentabilidade, alteramos a forma de proceder com os reajustes de planos, troca de informações sobre a movimentação cadastral (eliminando planilhas avulsas ao sistema e devoluções de contribuição) e na segurança do processo de forma geral, já que mitigamos os riscos de erros e otimizamos a agilidade nas demandas. Isso, sem contar que toda a movimentação cadastral, que é 100% feita diretamente nos sites das Operadoras/Seguradoras com total acesso e confiança mútua.

 

Paralelo a isso, ocorreram inovações nos Programas Assistenciais: implantação de imunização contra Pneumonia e Herpes Zóster para os nossos Associados acima de 50 anos, revisão do  Regulamento do CDH, ampliando as coberturas, e ainda reformulação nos sistemas de controle do PROASSIST, CDH e Programa Qualidade de Vida para plataformas 100% digitais, como as autorizações e assinaturas, além das notificações de pagamento aos Associados.

 

Os dados da Gerência de Gestão de Saúde serão discriminados por área, a fim de apresentar a administração dos serviços e recursos da FIPECq Vida, que subsidiam de forma intrínseca a incansável vontade de atender cada vez melhor os Associados. 

 

CADASTRO

 

Apesar do ano de 2019 ter contado com uma discreta recuperação no cenário econômico, a base cadastral de Associados da FIPECq Vida apresentou pequena variação de -2,54% em relação ao ano anterior, influenciado principalmente pela falta de reajustes salariais no setor público, pelos altos valores das contribuições mensais dos planos, acrescido da inflação médica que pode ser três vezes maior que a inflação geral. Entretanto, nosso cenário sinaliza movimentações pontuais, como o caso da saída da Operadora PAME em janeiro de 2019, que atendia à Instituidora FINEP apresentando pequeno decréscimo de vidas que migraram para planos de mercado.

 

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar – IESS, há boas perspectivas para 2020, pois já se identifica a retomada no setor de Saúde Suplementar, observado pelo crescimento, ainda que diminuto, no período compreendido entre outubro/2018 e outubro/2019, nas adesões de beneficiários aos planos de saúde.

 

COMPARATIVO DE VIDAS NOS PROGRAMAS ASSISTENCIAIS em 2018/2019

 

SAÚDE

ODONTOLÓGICO

SEGURO

2018

2019

%

2018

2019

%

2018

2019

%

1.3120

1.2319

-6.11

3.649

4.004

9.73

3.480

3.412

-1.95

Tabela 2: Número total de vidas.



Gráfico 10: Número total de vidas.

 

Abaixo, o número detalhado de vidas por Instituidora e por produto, no qual conclui-se que embora as Instituidoras originais se destaquem em número de vidas, há outras Instituidoras por Adesão com números expressivos.

 

DISTRIBUIÇÃO DE VIDAS POR INSTITUIDORA E PRODUTOS

 

INSTITUIDORA

SAÚDE

ODONTOLÓGICO

SEGURO

TOTAL GERAL

ABDI

227

2

1

230

ACI

4

3

1

8

ADC

8

8

-

16

AEB

28

35

4

67

AFIN

15

8

5

28

AFIPEA

1

- -

1

ANA

26

6

-

32

ANATEL

31

12

-

43

ANBENE

7

3

-

10

ANCINE

332

98

2

432

ANEEL

518

388

2

908

ASCON

- -

9

9

ASMINC

240

59

2

301

ASSERTE

31

2

-

33

ASSETANS

198

44

2

244

ASSECTEX

13

7

1

21

FIPECQ VIDA

2

161

51

214

CAPES

83

49

1

133

CASA

55

4

-

59

CBPF

237

41

105

383

CETEM

181

24

65

270

CGEE

127

38

5

170

CNPq

1.129

389

588

2.106

CRO

69

- -

69

EMBRAPII

36

53

23

112

FBN

293

53

1

347

FINEP

961

24

90

1.075

FINEP - AUTO

42

1

3

46

FIPECq - APOSENTADOS

67

29

19

115

FIPECq

41

40

14

95

FIPECq – APOS/FINEP

487

29

79

595

IBICT

152

78

95

325

IBRAM

354

87

-

441

IMPA

97

10

50

157

IMPA OS

5

3

1

9

INPA

479

235

383

1.097

INPE

1.648

840

750

3.238

INPI

259

58

2

319

INT

160

46

10

216

IPEA

886

201

541

1.628

IPHAN

1.003

133

1

1.137

IPJB

285

60

2

347

LNA

145

115

41

301

LNCC

187

42

70

299

MAST

117

15

38

170

MCTIC

569

215

54

838

MMA

48

90

1

139

MPEG

120

109

197

426

ON

170

22

95

287

PAS FAMILIA

- -

8

8

SINDSUSEP

146

35

-

181

TOTAL

12.319

4.004

3.412

19.735

Tabela 3: Total de vidas por Instituidora.

 

Abaixo, quadro com os reajustes anuais das Operadoras/Seguradoras. De forma geral, os percentuais são considerados satisfatórios, haja vista que em sua maioria estão abaixo do índice da Agência Nacional de Saúde – ANS, excluindo-se as Seguradoras (Bradesco e Seguros UNIMED).

 

Plano Saúde

Mês de Reajuste

Índice Financeiro

Índice de Reajuste

Amil (antigo)

Dezembro (alterado para janeiro)

SINISTRALIDADE

-

Amil (Aneel)

Janeiro

VCMH

4.00%

Amil (ABDI)

Janeiro

VCMH

4.00%

Amil (prateleira)

Janeiro

VCMH

4.00%

Bradesco

Dezembro

VCMH

10.19%

Santa Casa Saúde

Abril

IPCA

6.61%

Unimed FESP

Abril

IPC

5.00%

Unimed Guaratinguetá

Abril

IPC

5.00%

Unimed Itajubá

Abril

IPC

4.00%

Unimed Manaus

Maio

VCMH

-

Unimed Rio

Outubro

IGP-M

10.00%

Unimed Seguros Saúde

Janeiro

VCMH

11.07%

Plano Odontológico

Mês de Reajuste

Índice Financeiro

Índice de Reajuste

Amil Dental

Janeiro

IPCA

3.43%

Odontoprev

Setembro

IPC-FIPE

-

Uniodonto (Itajubá)

Setembro

IGPM

6.52%

Uniodonto (SJC)

Maio

IGPM

-

Plano Seguro

Mês de Reajuste

Índice Financeiro

Índice de Reajuste

Bradesco Seguros

Maio

IPCA

4.58

Bradesco Seguros (congelado)

Junho

IPCA

3.22

Tabela 4: Período de reajuste contratual das operadoras.

 

DISTRIBUIÇÃO DE VIDAS POR OPERADORAS

 

Em linhas gerais, a movimentação de Associados nas Operadoras é considerada dentro da normalidade, exceto pela exigência dos Associados em termos de rede credenciada, que provoca o trânsito entre as Operadoras disponíveis na FIPECq Vida ou para as administradoras de mercado. Pontualmente, destaca-se a finalização operacional junto à PAME, tendo em vista a instabilidade econômica financeira no mercado de medicina de grupo.

 

Enquanto isso, com a finalidade de aumentar a base de Associados no segmento de planos odontológicos, negociou-se junto às Operadoras períodos promocionais de campanhas de adesão, aumentando em 9% (nove por cento) o número de vidas, conforme quadro abaixo.

 

VIDAS NOS PLANOS DE SAÚDE

OPERADORAS

31/12/2018

31/12/2019

VIDAS

%

Amil

7.367

8.317

950

12.90%

Bradesco

198

305

107

54.04%

Pame

1.520

0

-1.520

-100.00%

Santa Casa

584

540

-44

-7.53%

Unimed FESP

732

693

-39

-5.33%

Unimed Guaratinguetá

336

331

-5

-1.49%

Unimed Itajubá

174

145

-29

-16.67%

Unimed Manaus

207

180

-27

-13.04%

Unimed Rio

1.597

1.490

-107

-6.70%

Unimed Seguros Saúde

405

318

-87

-21.48%

Total

13.120

12.319

-801

-6.11%

VIDAS NOS PLANOS ODONTOLÓGICOS

OPERADORAS

31/12/2018

31/12/2019

VIDAS

%

Amil Dental

950

1.489

539

56.74%

Odontoprev

1.458

1.279

-179

-12.28%

Uniodonto SJC

724

714

-10

-1.38%

Uniodonto Itajubá

517

522

5

0.97%

Total

3.649

4.004

355

9.73%

VIDAS NOS PLANOS DE SEGURO DE PESSOAS

OPERADORAS

31/12/2018

31/12//2019

VIDAS

%

Bradesco (congelado)

3.266

3.171

-95

-2.91%

Bradesco

47

81

34

72.34%

Tokio Marine

167

160

-7

-4.19%

Total

3.480

3.412

-68

-1.95%

Tabela 5: Quantitativo devidas nas operadoras.

 

PROGRAMAS ASSISTENCIAIS

 

COMPLEMENTO DE DESPESAS HOSPITALARES – CDH

 

Denomina-se Complemento de Despesas Hospitalares – CDH, o benefício agregado ao Seguro de Vida, com direito a reembolso para despesas médicas decorrentes de cirurgias e procedimentos especiais com internação hospitalar e Clínica Dia.

 

O valor do reembolso é limitado a 11% sobre o capital contratado pelo(a) Associado(a) titular, restrito ao período de janeiro a dezembro do ano vigente.

 

Instituidoras

Quantidade de Solicitações

CBPF

4

CETEM

4

CNPq

19

EMBRAPI

1

FIPECq Vida

1

IBICT

2

INPA

9

INPE

27

INT

1

IPEA

19

LNCC

1

LNCC

1

MAST

3

MCTIC

4

MPEG

3

ON

2

PAS FAMILIA

1

TOTAL

102

Tabela 6: quantidade de solicitações pelo CDH em 2019.

 

Tipos de solicitação do CDH em 2019

 


Gráfico 11: Tipos de procedimentos CDH 2019.

 

Observamos uma redução de 13,56% de solicitações em 2019 se compararmos à utilização em 2018. Entretanto, esse comportamento pode ser atribuído ao uso dos serviços credenciados das Operadoras/Seguradoras e Cooperativas Médicas, por parte dos Associados, que não se sentem obrigados a efetuar seus procedimentos em caráter particular, sem gerar despesas a mais e novas solicitações de reembolso.

 

PROGRAMA ESPECIAL ASSISTENCIAL – PROASSIST

 

O PROASSIST é um benefício dedicado exclusivamente aos Associados (titulares e dependentes) que possuem planos de saúde, com previsão de reembolsos de despesas para tratamentos que não possuem cobertura no rol da Agência Nacional de Saúde – ANS. O regulamento passou em 2019 por revisão, sendo ampliadas as suas coberturas, como a locação ou compra de órteses, aparelhos auditivos e o CPAP, bem como a extensão do reembolso de despesas para Associados com deficiências, desde que não estejam cobertos pelo plano e solicitação/relatório médico. Abaixo, quadro que demonstra a quantidade de solicitações ao Programa, por Instituidora.

 

Instituidora

Quantidade de Solicitações

ANCINE

4

ANEEL

4

ASSETANS

4

CAPES

1

CETEM

3

CNPq

12

FBN

1

FINEP

26

FINEP- AUTO

1

FIPECq

2

FIPECq Vida

1

FIPECQ-APOS/FINEP

7

IBICT

2

IBRAM

1

IMPA

1

INPE

14

INPI

2

IPEA

2

IPHAN

7

IPJB

1

LNA

3

MCT

6

ON

2

Total

107

Tabela 7: Solicitações por Instituidoras – Proassist 2019.

 

O aumento de 24,4% nas solicitações em 2019, atribui-se a divulgação massificada em vários canais de comunicação disponibilizados pela FIPECq Vida na área de Recursos Humanos das Instituidoras e Instituidoras por Adesão, além das Representações, área de atendimento, e-mail, SMS e redes sociais. 

 

REEMBOLSO POR OPERADORA/SEGURADORA

 

Observamos uma redução significativa nas solicitações de reembolsos às operadoras, fato que confirma as facilidades de acesso tecnológico disponibilizados pelas Operadoras/Seguradoras e Cooperativas Médica para envio dos documentos. Esse acesso confere agilidade aos processos de reembolsos solicitados de forma autônoma por parte dos Associados.


A partir do segundo semestre de 2019 as Operadoras/Seguradoras deixaram de receber documentos físicos, e optaram exclusivamente pelo reembolso por meios eletrônicos.


Pode-se observar, no comparativo abaixo, entre os anos de 2018 e 2019 anos, que a maior concentração de pedidos de reembolso persiste nas Operadoras de Saúde.
 

Operadora

2018

2019

Diferença %

Amil

133

92

-30.82%

Bradesco

163

66

-59.50%

Seguros Unimed

139

64

-53.95%

Total

435

222

-48.96%

Tabela 8: Pedidos de reembolso pelas operadoras em 2018 e 2019.

 

MEU MÉDICO – PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA SAÚDE

 

O Programa Meu Médico é um forte aliado das áreas de Gestão de Pessoas nas Instituidoras e Instituidoras por Adesão. Sua principal proposta é levar atendimento médico de qualidade, além de comodidade aos Associados e Servidores nas Instituições que aderem ao programa. Atualmente, está disponível nas Instituições com a maior concentração de Associados em Brasília, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Manaus.


Nesse contexto, é perceptível a carência por parte das Instituidoras no atendimento básico de saúde de seus servidores, dado a demanda contabilizada em 2019 destinada aos não Associados da FIPECq Vida.


Assim, como todos os programas da FIPECq Vida, o Programa Meu Médico passa por avaliações periódicas que visam promover tanto a adequação das necessidades e solicitações dos Associados, quanto às expectativas de atendimento da FIPECq Vida. E, em 2020, o Programa passará por reformulação para se tornar mais eficiente e dedicado ao corpo associativo.

 

MEU MÉDICO

Brasília

Associados

2.442

Não Associados

267

Total de Atendimentos

2.709

Rio de Janeiro

Associados

525

Não Associados

722

Total de Atendimentos

1.247

São José dos Campos

Associados

124

Não Associados

106

Total de Atendimentos

230

Manaus

Associados

267

Não Associados

650

Total de Atendimentos

917

Tabela 9: Atendimentos Meu Médico por estado em 2019.

 

Quantidade de atendimentos realizados pelo Programa Meu Médico

 

Região

2018

2019

%

BRASÍLIA

2.413

2.709

12.30%

MANAUS

867

917

5.80%

RIO DE JANEIRO

785

1.247

58.90%

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

22

230

945.50%

Total

4.087

5.103

24.90%

Tabela 10: Atendimentos Meu Médico por estado em 2018 e 2019.

 

O crescimento nos números de atendimento do programa é atribuído pela divulgação extensiva, a inserção de novos profissionais e procedimentos nas diversas áreas atendidas.

 

CAMPANHAS PREVENTIVAS DE VACINAÇÃO

 

GRIPE

 

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe figura como um dos programas de maior abrangência, cumprindo a missão de imunizar os Associados titulares e dependentes vinculados aos planos de saúde, planos odontológicos, titulares do seguro de vida e participantes do FIPECq Prev.

 

Abaixo, quantitativo de Associados vacinados por Instituidora no ano de 2019.

 

Instituidora

Quantidade de Vidas

Vacinados

Percentual (%)

ABDI

234

160

68.38

ACI

5

1

20

ADC

16

12

75

AEB

68

28

41.18

AFIN

20

2

10

AFIPEA

1

1

100

ANA

40

15

37.5

ANBENE

10

1

10

ANCINE

423

130

30.73

ANEEL

996

454

45.58

ASCCTEX

22

1

4.55

ASMinC

323

44

13.62

ASSETANS

224

24

10.71

CAPES

131

50

38.17

CASA

64

7

10.94

CBPF

376

50

13.3

CETEM

274

43

15.69

CGEE

148

85

57.43

CNPq

2.101

553

26.32

CROBA

42

2

4.76

EMBRAPII

99

34

34.34

FBN

349

80

22.92

FINEP

1.204

472

39.2

FINEP- AUTO

47

5

10.64

FIPECq

75

25

33.33

FIPECq Vida

184

103

55.98

FIPECq/AP

114

15

13.16

FIPECQ-APOS/FINEP

590

81

13.73

IBICT

311

60

19.29

IBRAM

434

43

9.91

IMPA

175

3

1.71

INPA

1.142

248

21.72

INPE

3.267

1.048

32.08

INPI

313

25

7.99

INT

214

31

14.49

IPEA

1.625

257

15.82

IPHAN

1.023

106

10.36

IPJB

350

86

24.57

LNA

298

107

35.91

LNCC

300

81

27

MAST

172

24

13.95

MCT

800

243

30.38

MMA

142

25

17.61

MPEG

417

103

24.7

ON

288

40

13.89

PAS FAMILIA

8

2

25

SUSEP

159

24

15.09

Total

19.618

5.034

25.66

Tabela 11: Total de vacinados em 2019 por Instituidora.

 

Comparando os anos de 2018/2019, há uma pequena redução de 5% no total de vacinados, percentual aceitável e natural levando-se em consideração que a ato vacinal é espontâneo e facultativo. Se por um lado, a FIPECq Vida estimula a conscientização na prevenção, por outro, democratiza a decisão do Associado.

 

PNEUMONIA

 

A Campanha de imunização contra a Pneumonia foi lançada em 2018, e é destinada aos Associados que possuem planos de saúde nas faixas etárias compreendidas entre 8 semanas a 7 anos de idade, e aos Associados com mais de 59 anos. Avaliado o estudo do grupo, identificou-se a possibilidade de alteração desta última faixa etária para 50 anos, abrangendo maior número de vacinados, que refletirá no bem-estar dos Associados e no controle da sinistralidade dos contratos. 

 

A vacina contra pneumonia é caracterizada principalmente por se tratar de dose única, assim explicamos a redução gradual de doses aplicadas de um ano para outro.

 


Gráfico 12 - Vacinados contra Pneumonia DF, RJ e SP

 

HERPES ZÓSTER

 

Diferentemente da Campanha de imunização contra a pneumonia, as vacinas contra Herpes Zóster, foram aprovadas em 2019, e destinam-se aos Associados que possuem planos de saúde, com faixa etária acima de 50 anos e a prescrição médica obrigatória. Essas campanhas são feitas em caráter contínuo, com emissão de voucher para apresentação nas clínicas credenciadas.

 


Gráfico 13 - Vacinados contra Herpes Zoster - DF, RJ e SP

 

HPV e MENINGITE

 

É fato que a vacinação preventiva é a melhor maneira de proporcionar bem-estar, evitar doenças, elevação dos custos dos planos de saúde e anular as internações e demais complicações decorrentes de várias doenças.

 

Na FIPECq Vida, as vacinações contra HPV e Meningite foram incorporadas ao portifólio em 2019, como mais um benefício oferecido aos Associados titulares e dependentes, sem a adição de custos.

 

É salutar pensar na prevenção, por exemplo, contra o HPV para homens e mulheres, pois o índice de morbidade dessa doença é bastante elevado.
Da mesma forma, a vacina contra Meningite foi incluída no calendário público, para as faixas etárias entre 09 e 12 anos, e adultos.

 

Entretanto, as clínicas credenciadas no Rio de Janeiro e Distrito Federal não dispõem de doses para livre demanda, ou seja, a realização de campanhas, restringindo às vendas ao público infantil e particular. Tão logo o mercado se normalize, dar-se-á andamento a essas campanhas de caráter contínuo da FIPECq Vida.

 

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA

 

O Programa de Qualidade de Vida visa assessorar as Instituidoras e Instituidoras por Adesão em programas de qualidade de vida no trabalho que proporcionem aos Associados e Servidores bem-estar físico, mental e maior integração social. Em 2019, 16 (dezesseis) Instituidoras e Instituidoras por adesão utilizaram o recurso financeiro para programações de qualidade de vida. Nove delas utilizaram acima de 70% do recurso financeiro disponível, e as demais variaram entre 10% e 58%, percentuais estes que ratificam o sucesso e a viabilidade do programa.

 

As programações foram voltadas para atividades físicas: caminhadas, circuito na praia, atividades laborais, entre outras. Além disso foram realizadas oficinas de coral, programas de educação nutricional, palestras motivacionais e aquisição de cadeiras de Quick Massage. Ressaltamos que as várias demandas do programa, também se destinavam a aquisição de brindes e materiais a serem distribuídos durante os eventos institucionais.

 

Instituidora

Vidas

Valor Anual

Valor Utilizado

% de Uso

Tipo do Evento

ABDI

231

R$ 8.000,00

R$ 8.000,00

100%

Atividades Físicas

ANCINE

353

R$ 12.000,00

R$ 4.224,00

35.20%

Medicina Preventiva

ASMINC

265

R$ 8.000,00

R$ 4.600,00

57.50%

Festa

ASSETANS

220

R$ 8.000,00

R$ 6.900,00

86.25%

Atividades Físicas

Oficinas

FIPECQ VIDA

162

R$ 4.000,00

R$ 3.120,00

78%

Medicina Preventiva

CBPF

287

R$ 8.000,00

R$ 800,00

10%

Atividades Físicas

CNPq

1.455

R$ 20.000,00

R$ 21.069,82

105.35%

Medicina Preventiva

Oficinas

EMBRAPII

67

R$ 2.000,00

R$ 1.123,59

56.18%

Medicina Preventiva

FINEP

980

R$ 20.000,00

R$ 14.652,56

73.26%

Medicina Preventiva

INPA

851

R$ 20.000,00

R$ 19.145,40

95.73%

Atividades Físicas

Palestras

INPE

2.289

R$ 20.000,00

R$ 6.179,89

30.90%

Atividades Físicas

Medicina Preventiva

INPI

294

R$ 8.000,00

R$ 7.850,96

98.14%

Atividades Físicas

Medicina Preventiva

IPEA

1.27

R$ 20.000,00

R$ 3.115,90

15.58%

Atividades Físicas

Medicina Preventiva

IPHAN

1.069

R$ 20.000,00

R$ 18.000,00

90%

Atividades Físicas

LNA

204

R$ 8.000,00

R$ 4.620,00

57.75%

Festa

MCTIC

691

R$ 20.000,00

R$ 19.922,29

99.61%

Brindes

Total

10.688

R$ 206.000,00

R$ 143.324,41

69.57%

 

Tabela 12: Utilização por Instituidora do Porgrama de Qualidade de Vida.  

 

Após análise generalizada da utilização anual do Programa (tipos de solicitações, recursos disponibilizados, utilização do sistema, tipo de gestão, entre outros) a Gerência de Gestão de Saúde concluiu sobre a necessidade de revisão do regulamento e do sistema de controle do Programa, buscando conferir maior agilidade e melhor controle a todos os envolvidos.

 

O trabalho conjunto e dedicado das diversas áreas da FIPECq Vida é fundamental no enfrentamento de novas demandas que culminam em adequações e inovações importantes para todo o corpo associativo. Afinal, são ações construídas com interações, diálogos e responsabilidade, a fim de garantir que a missão da FIPECq Vida seja cumprida, em acolher os colaboradores, parceiros e Associados em toda a sua plenitude.

 



Gerência de Comunicação e Expansão

 

A Gerência de Comunicação e Expansão – GCE tem papel fundamental no intermédio das relações entre a FIPECq Vida e os públicos envolvidos com a Associação, em todos os níveis de contato. Tem como maior objetivo desenvolver estratégicas para divulgar a Associação, além de consolidar a imagem e marca da FIPECq Vida para atender à visão de futuro, em ser a preferência em soluções de saúde, em todas as fases da vida.

 

Em 2019, a Associação passou a utilizar o Instagram como nova ferramenta de comunicação da FIPECq Vida, atingindo o objetivo de informar os Associados e apresentar todas as atividades realizadas. No dia 2 de dezembro de 2019, iniciaram-se as postagens em consonância com os conteúdos do Facebook, atingindo diferentes públicos, mostrando cada vez mais transparência, conteúdos de diferentes áreas da saúde e qualidade de vida e, principalmente, a relevância dos nossos Programas Assistenciais.

 

No desempenho dessas funções, a GCE desenvolve estratégias distintas entre os públicos atendidos pela FIPECq Vida com o intuito de obter maior assertividade na comunicação, com canais exclusivos e cada vez mais transparente.

 

Para o Associado:

 

  • Informa – Boletim informativo sobre as atividades da Associação tais como novos produtos, horários de atendimento e expediente, campanhas, renovações contratuais, entre outros;

 

  • Redes Sociais – Publicações com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, campanhas internas, informações gerais da Associação, eventos, entre outros;

 

  • SMS – Mensagens sobre atualizações contratuais, código de barras para pagamento, situação cadastral, informações gerais, campanhas, entre outros.

 

  • Aplicativo da FIPECq Vida – para facilitar o acesso dos Associados às informações pertinentes como cadastro junto a FIPECq Vida, número de carteirinha, condições para usufruir dos Programas Assistenciais, telefones de contato, entre outros. 

 

 

Para o Colaborador:

 

  • Fique Por Dentro – Boletim informativo sobre as atividades de movimentação interna, tais como alterações de rotina, informações de atendimento, novos produtos, horários e expediente, renovações contratuais, férias, entre outros.

 

Para o RH das Instituidoras:

 

  • Fica a Dica RH - Boletim informativo sobre as atividades da FIPECq Vida que impactam diretamente na atuação dos RH’s como parceiros ao orientar os Associados, tais como novos produtos, horários de atendimento e expediente, campanhas, renovações contratuais, entre outros;

 

  • Informações gerais – material virtual com apresentação da FIPECq Vida, Programas Assistenciais, benefícios, coberturas, para envio interno aos servidores.

 

Para todos os públicos

 

  • Site e redes sociais – Notícias referentes a acontecimentos importantes para a Associação, como o ingresso de novas Instituidoras, treinamentos realizados, posse de Conselheiros, Campanhas, promoção da saúde e prevenção de doenças, eventos, entre outros;
  • FIPECq Vida Play – Canal no youtube para divulgação de vídeos, como boletins do resumo das atividades do trimestre, o ingresso de novas Instituidoras, posse de Conselheiros, Campanhas, revisão de regulamentos, promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros. 

 

A GCE trabalha de forma a conseguir alcançar o maior número possível de Associados em prol de uma comunicação efetiva. Durante o ano de 2019, foram encaminhadas 111 edições do Informa, 97 edições do Fique por dentro, 35 envios do Fica a Dica RH, 19 notícias vinculadas no site.

 

Nas redes sociais a FIPECq Vida inovou com a criação do canal no Youtube – FIPECq Vida Play – que em dezembro de 2019 registrou a publicação de 51 vídeos, contabilizando o total de mais de 5800 visualizações.

 

Para compor as plataformas de acesso em redes sociais, no mês de dezembro de 2019 estreamos no Instagram abrindo mais um espaço de comunicação com os Associados. No total, entre Facebook e Instagram, foram cerca de 239 publicações em redes sociais. 

 

Além do Aplicativo da FIPECq Vida desenvolvido para facilitar o acesso do Associado aos nossos serviços.

 

Por meio do desenvolvimento de métricas a partir do Plano de Comunicação, instrumento normativo que orienta a execução das peças de comunicação, esta Gerência empreendeu novas estratégias que permitiram maior contato e proximidade com os Associados, Instituidoras (Recursos Humanos) e Parceiros.

 

Os novos Canais de Comunicação apresentados no ano de 2019 foram:

  • Rede social – Instagram;
  • Canal no Youtube – FIPECq Vida Play;

 

Todas as práticas estabelecidas e desenvolvidas ao longo do ano de 2019 foram implementadas para o crescimento e o fortalecimento da FIPECq Vida, a fim de estabelecer e solidificar os conceitos de acolhimento e cuidado, marca dessa Associação.  

 

 

ATENDIMENTO e FALE CONOSCO

 

Em se tratando da prestação de serviços ao público, para maior conforto dos Associados, a FIPECq Vida atende as solicitações presencialmente, por telefone, por e-mail e por meio das redes sociaisFacebook e Instagram. No ano de 2019, o total obtido foi de 28.667 atendimentos, com crescimento de 13.64% em relação ao ano 2018.

 

Abaixo, números de atendimentos de todos os nossos canais de atendimento, recebidos mensalmente.


Gráfico 14: Números de atendimentos mensais no ano de 2019.

 

Conforme apresentado, os atendimentos são realizados em inúmeras plataformas, neste último ano, observa-se uma crescente demanda por parte dos atendimentos oriundos das redes sociais, e esse fato demonstra que a Caixa de Assistência permanece se atualizando para prestar atendimento de qualidade aos seus assistidos.

 

Abaixo, gráfico com percentual por tipo de atendimento:



Gráfico 15: Percentual de atendimentos por canal, em 2019

 

Do total de atendimentos, tivemos pedidos de informação, solicitação, reclamação e elogio. A maior parte das demandas trata-se de pedidos de informação e solicitação. Em um total de mais 28 mil atendimentos a FIPECq Vida possui cerca de 3% de reclamação, índice que reforça todo o esforço voltado para resolução de todo tipo de demanda que os Associados solicitam.

 


Gráfico 16: Tipo de demanda reebida em 2019.

 

Ainda em relação aos atendimentos prestados em 2019, abaixo, gráfico informativo sobre os assuntos mais recorrentes. Os principais são da área financeira, PAS Saúde, Odonto, Seguro e cadastral.  

 


Gráfico 17: Motivo de atendimento em 2019.

 

FALE CONOSCO

 

Durante o ano de 2019, obteve-se o total de 7.126 demandas recebidas por e-mail. Desse total, 830 foram registros do canal de atendimento Fale Conosco.

 


 

Gráfico 18: E-mails do Fale conosco em 2019.

 

Comparativo de Atendimentos 2017, 2018 e 2019

 

Em comparação com o exercício de 2018, ocorreu aumento de 14% no número total de atendimentos realizados em 2019. Esse aumento, justifica-se pela ampliação dos canais de atendimento e disponibilidade da FIPECq Vida na resolução dos atendimentos. Está mais fácil encontrar a FIPECq Vida e entrar em contato, já que isso não se restringe apenas a um meio de comunicação. Estamos presentes nas redes sociais, sites, telefones, presencial, inclusive nas Instituidoras e além de eventos na promoção de qualidade de vida.

 

Abaixo, comparativo entre o número total de atendimentos – todos os canais – durante os anos de 2017, 2018 e 2019:

 


Gráfico 19: Total de atendimentos recebidos em 2017, 2018 e 2019. 

 

Comparativo Canal Virtual – E-mail Corporativo e Fale Conosco

 

Abaixo, comparativo de atendimentos realizados pelo Canal de atendimento “Fale Conosco” nos anos de 2017, 2018 e 2019. Em relação ao ano de 2018, observa-se queda de 51% no número de demandas recebidas. 

             

A queda do número de demandas desse canal se justifica pela melhora nos serviços prestados pela Associação, visto que a maior parte das demandas recebidas se trata de solicitações e reclamações. Além disso, a implementação de mais uma ferramenta de comunicação com nossos Associados –e-mail institucional da equipe de Atendimento, de forma que algumas dessas demandas foram absorvidas, o que reflete na queda das solicitações pelo canal fale conosco. Outro motivo que também impactou na queda de envio de demandas para o Fale Conosco foi o aumento do número de colaborares no setor de atendimento, que conta atualmente com uma equipe de 5 pessoas.

 


Gráfico 20: Comparativo dos atendimentos por e-mail em 2017, 2018 e 2019.



Núcleo de Sustentabilidade

 

O Núcleo de Sustentabilidade, tem a função de apoiar a FIPECq Vida, sustentando-a em pontos estratégicos como a gestão econômico-financeira, reestruturação e implementação de processos para o adequado andamento das atividades desenvolvidas pelas áreas, a manutenção da infraestrutura administrativa e física, além da gestão de pessoas.

 

Em conformidade ao proposto no Planejamento Estratégico 2015-2025, foi dada continuidade aos processos de aperfeiçoamento tecnológico de sistemas de informação da Caixa de Assistência, causando impacto positivo na finalidade da organização que é acolher da melhor forma possível, todos os Associados.

 

Ao longo de 2019 foram elaboradas novas Campanhas, ligadas ao faturamento, em que foram ampliadas as modalidades de pagamento para os Associados em bancos, além da consolidação pela quitação por meio de cartão de crédito. A Campanha de redução de inadimplência em 2019 foi composta por novos critérios para alcançar um público que antes não era elegível no evento.

 

Contamos com a capacitação de pessoal por meio do treinamento de estratégias para atendimento, captação e retenção de Associados para o aperfeiçoamento de nossos colaboradores.

 

A seguir, todos os trabalhos e atividades desenvolvidas no Núcleo de Sustentabilidade serão apresentados de forma detalhada.

 

ADMINISTRATIVO

 

Infraestrutura

 

Como resultado das modernizações ao longo dos anos, foi possível investir menos em infraestrutura, redução de 23%, possibilitando melhor eficiência nas alocações dos recursos em áreas de impacto na atividade fim da organização, como a tecnologia.

 

Investimentos

2018

2019

Reformas e Benfeitorias

22.807,00

25.119,64

Informática

833,10

7.412,73

Máquinas e Equipamentos

9.299,00

2.790,91

Móveis e Utensílios

10.257,40

1.795,00

Licença de Software

5.060,00

-

Total

48.256,50

37.118,28

Tabela 13: Gastos com infraestrutura em 2018 e 2019.

 

A modernização dos processos, que causa a eliminação dos controles manuais, abre caminho para a segurança, transparência e eficiência das rotinas administravas que, ao fim, viabiliza a implantação e integração de sistema e módulos de pagamentos de faturas, cadastro de Associados, gestão de contas a receber e administração do Fundo Assistencial Único - FAU. Além disso, há mais tecnologia aparente para o público alvo cujas solicitações de CDH e do Programa de Qualidade de Vida estão mais fáceis e ágeis.

 

A melhoria dos sistemas torna o dia a dia dos colaboradores mais descomplicado na execução das atividades, favorecendo a agilidade, confiança nas informações e rapidez na resposta dos atendimentos. 

 

A biblioteca recebeu doação de novos exemplares literários e adequação do espaço físico para comportá-los:

 

Foto 2: Biblioteca da sede da FIPECq Vida, em Brasília.

 

A infraestrutura física do escritório da FIPECq Vida no Rio de Janeiro e Manaus receberam obras que melhoraram o acesso, além de um espaço de café, só para Associados, como disponível na sede, em Brasília.

 

Foto 3: Estruturas da FIPECq Vida no Rio de Janeiro e Manaus.

 

RECURSOS HUMANOS 

 

Os colaboradores da FIPECq Vida, conquistaram a aprovação, pelo Conselho de Administração, da manutenção dos benefícios propostos em Acordo Coletivo de Trabalho anual, tendo como principais critérios, o reajuste salarial pelo INPC.

 

Como meta estratégica, em 2019, o desenvolvimento das pessoas se deu no aprimoramento das técnicas e abordagens em atendimento ao Associado; aperfeiçoamento do caráter pessoal e profissional; estratégias  de mapeamento mental na identificação de perfis sociais e profissionais; aperfeiçoamento em mídias e redes sociais; abordagens de Mercado de Investimentos; estratégias em Inteligência de Mercado; conhecimento e interação em sistemas tributários para a adequação legal das rotinas de Departamento de Pessoal, dentre outros que corresponderam a 4779 horas de treinamento e capacitação, 184 horas média por colaborador.

    

CONTAS A RECEBER

 

Faturamento

 

A eliminação de controles em planilhas, resultante das movimentações cadastrais, foram substituídos por comandos digitais automáticos. Essa melhoria de integração e automação pôde ocorrer pelo mapeamento das atividades realizadas entre Cadastro e Contas a Receber. O que antes, eram despendidas horas na elaboração dessas planilhas, agora são utilizadas no foco e desenvolvimento de outras atividades.


O faturamento total em 2019 foi de R$ 157.2 milhões, composto pelo recebimento da contribuição e coparticipação dos Associados, e pode ser distribuído em três modalidades de pagamento: débito em conta, boleto e folha de pagamento, e de acordo com as modalidades de produtos, Saúde, Seguro de Vida e Odontológico assim apresentados:

 

Formas de Pagamento

Débito Automático

98.327.435,00

Boleto Bancário

34.579.497,00

Folha de Pagamento

24.385.442,00

Total Apurado

157.292.375,00

Tabela 14: Faturamento em 2019 por modalidade de pagamento.

 

Tipo de Produto

Saúde

148.666.028,00

Seguro de Vida

7.041.456,00

Odontológico

1.584.890,00

Total Apurado

157.292.375,00

Tabela 15: Faturamento em 2019 por tipo de produto.

 

Gestão da Inadimplência

 

Com ações assertivas e pontuais na recuperação de Associados, a inadimplência encerrou 2019 em 0,07% sob o faturamento total apurado. As novas opções de pagamento mensal das contribuições vencidas até trinta e dois dias, foram ampliadas passando a ser uma ou duas vezes em cartão de crédito, facilitando o controle e dinamismo nas transações financeiras para o Associado e para a FIPECq Vida.

 

Os acordos de débitos, e os parcelamentos em até doze vezes, também facilitaram a continuidade dos programas assistenciais pelos Associados, o que promoveu a redução na inadimplência. A utilização deste meio de captura, além de facilitar e possibilitar pagamentos a todos os Associados, independente da localidade, viabilizou o recebimento, de forma garantida, de dívidas antigas em contratos já cancelados, e de contribuições vencidas dos contratos ativos, evitando, em certa medida, cancelamentos por inadimplência. O recebimento total via cartão de crédito foi de R$ 269.021,02.

 

Outra iniciativa que viabilizou a redução dos custos com tarifas bancárias se deu por meio da revisão dos contratos, tendo como objetivo o melhor e mais dinâmico serviço de design gráfico na emissão dos boletos registrados e ampla logística na entrega, minimizando a ocorrência de boletos não recepcionados nas residências, fato constatado no Atendimento ao Associado.

 

O facilitador que impulsionou os Associados a optarem pela forma de pagamento débito automático, foi a disponibilidade desse serviço em outros bancos existentes na carteira financeira da FIPECq Vida, permitindo ao Associado comodidade no pagamento do programa assistencial.

 

Com todas essas ações, houve redução de 46% no número de Associados inclusos nos serviços de proteção ao crédito em relação a 2018. Apesar do número de Associados que quitaram suas dívidas ter sido menor em 2019, o valor das negociações firmadas representou 27% a mais que o período anterior.

 

Movimentação SERASA

 

2018

Valor

2019

Valor

Inclusões

265

R$ 758.735,22

144

R$ 343.836,04

Exclusões

181

R$ 487.468,73

174

R$ 667.719,74

Tabela 16: Movimentações no Serasa nos anos de 2018 e 2019.  

 

TESOURARIA

 

Investimentos

 

Os investimentos da FIPECq Vida compreendem os saldos de Fundos de Investimentos de Renda Fixa e Títulos Públicos Federais (IPCA+), títulos IPCA+(NTN-B) e os Fundos de Renda. Ao fim de 2019 o saldo em aplicações financeiras era de R$ 44,6 milhões, que gerou R$ 3,6 milhões em receita.

 

 

Fundo Assistencial Único - FAU

 

Com a criação do FAU, as receitas que anteriormente eram destinadas ao Fundo de Reserva – FR – (2% da contribuição do Associado) e ao Fundo Especial Assistencial – FEA (1% da contribuição do Associado), passaram a incorporar a receita o Fundo Assistencial Único a partir de 1º de julho de 2015, apurado a base de 3% da contribuição, sem incorrer, dessa forma, em qualquer aumento nas cobranças aos Associados. Esta contribuição totalizou R$ 5.361 mil em 2019 (R$ 5.884 mil em 2018).

 

O FAU também recepcionou o Programa denominado Complemento de Despesas Hospitalares - CDH, ligado aos Associados que possuem cobertura de seguro de vida, sendo que as suas diretrizes foram estabelecidas no Regulamento do Plano de Assistência à Saúde - PAS Seguro, e o seu objetivo é de realizar cobertura das despesas de intervenções cirúrgicas com internação hospitalar, incluindo cirurgias motivadas por gravidez, vinculada à cobertura básica do seguro de vida em grupo. Sua constituição de receita sobre a contribuição permaneceu com os mesmos parâmetros de outrora somados à constituição de 3%, conforme abordagem anteriormente.

 

O FAU foi concebido com o objetivo de promover o acolhimento e apoio aos Associados na busca pela saúde e bem-estar de forma humanizada, coletiva e/ou individualizada, intervindo nas seguintes situações:

 

  • Promover e substituir programas e projetos assistenciais voltados à saúde e ao bem-estar do grupo;
  • Intervir em eventuais desequilíbrios econômico-financeiros dos contratos de planos de saúde e odontológicos, nos quais a FIPECq Vida representa os interesses dos grupos de Associados;
  • Desenvolver e implantar programas assistenciais com a finalidade de atender as demandas dos Associados, em parceria com as Instituidoras/Instituidoras por Adesão;
  • Promover ações voltadas à divulgação dos programas assistenciais promovidos pela FIPECq Vida;
  • Cobrir eventos que imputem obrigações extraordinárias à FIPECq Vida em decorrência de decisão judicial ou administrativa; e
  • Cobrir despesas extraordinárias e eventuais referentes à Complementação de Despesas Hospitalares – CDH do Seguro de Vida em Grupo.

 

As despesas suportadas pelo FAU em 2019, podem ser assim demonstradas:

 

Tabela 17: Movimentações do FAU em 2018 e 2019.  

 

CONTABILIDADE

 

Balanço final

 

A FIPECq Vida possui Patrimônio Social em montante considerável, que foi acumulado de maneira sustentável ao longo dos últimos anos, formado pelo Fundo Assistencial Único – FAU, apurado com base no excedente patrimonial da FIPECq Vida desde a sua criação.

 

As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas de acordo com as práticas contábeis emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade aplicáveis às Entidades sem fins lucrativos (ITG 2002). A FIPECq Vida adota os procedimentos complementares previstos na Norma Contábil aplicável às pequenas e médias empresas – PME’s (NBC TG 1000 – R1).

 

Auditados todos os registros contábeis e recomendações por meio dos relatórios expostos à triagem do Conselho Fiscal:

 

  • Balanço Patrimonial – BP;
  • Demonstração do Resultado do Exercício – DRE;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC e,
  • Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras.

 

Na análise do exercício de 2019, o patrimônio líquido da FIPECq Vida evoluiu 8,7% em relação ao resultado apurado em 2018.

 

EMPREGADOS FV

 

Alessandra Sebba, Ana Paula Nascimento, André Luis Ribeiro, Andrea Agostini de Sousa, Breno Azevedo, Claudia Fernandes, Cleber Caldeira, Daniel Luiz, Edilson Sardinha, Eliana Jesus da Silva, Eliane Souza, Elma Ornelas, Emanoel Coimbra, Enny Carvalho, Izadora Queiroz, Janaina Sousa, Joana D’Arc Dias, Kely Assis, Ludimila Galeno, Luiza Ferreira, Marco Antonio Gonçalves, Maressa Carvalho, Maria Edileusa Fernandes, Marize Aires, Mayara Sampaio, Patrícia Maria Aguiar, Patrícia Pereira Carneiro, Priscila Rocha, Rosahanara Saraiva, Rosângela Milet, Samuel Nascimento, Sandra Lobato, Sebastião Fernandes, Shirley Torres, Silvana Silva, Silvana Lourinho e Vanessa Talini.

 

COMITÊ GESTOR

 

Antonio Semeraro Rito Cardoso

Presidente da FIPECq Vida

Gleide Rosa dos Santos Chaves

Gerente de Gestão da Saúde

Andrea Rana Medeiros

Gerente de Comunicação e Expansão

Daniel da Silva Selis

Chefe do Núcleo de Sustentabilidade

Geisielen Cistina Silva de Macedo

Advogada

Anna Katarina Gondim de Sousa

Secretaria Geral

Chefe de Monitoramento Estratégico

 


 



Anexos

GLOSSÁRIO

 

ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

ACI – Associação dos Corretores de Imóveis

ADC – Associação Desportista Classista

AEB – Agência Espacial Brasileira

AFIN – Assessoria Fiscal e Contábil

AFIPEA – Associação dos Funcionários do IPEA

AGE – Assembleia Geral

AJU – Assessoria Jurídica

ANA – Agência Nacional de Águas

ANBENE – Associação Nacional dos Beneficiados pela Lei 88878/94

ANCINE –Agência Nacional do Cinema

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica

ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

ASCON – Associação dos Servidores do CNPq

ASMINC – Associação dos Servidores do Ministério da Cultura

ASSCETEX – Associação dos Servidores Civis de Ciência e Tecnologia do Exército

ASSERTE – Associação dos Servidores e Trabalhadores da FUNARTE

ASSETANS – Associação dos  Servidores  e  demais  trabalhadores  da  Agência  Nacional  de  Saúde  – ANS

ASSURÊ – Corretora de Seguros e Consultoria

BP – Balanço Patrimonial

CA – Conselho de Administração

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior

CASA – Fundação Casa Rui Barbosa

CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

CDH – Complemento de Despesas Hospitalares

CE – Comitê de Ética

CETEM – Centro de Tecnologia Mineral

CF – Conselho Fiscal

CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CRO – Conselho Regional de Odontologia

DFC – Demonstrativo dos Fluxos de Caixa

DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

FAU – Fundo Assistencial Único

FBN – Fundação da Biblioteca Nacional

FEA – Fundo Especial Assistencial

FINEP – AUTO – Financiadora de Estudos e Projetos – AUTOPATROCINADOS

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos

FIPECq – Fundação de Previdência Complementar dos Empregados ou Servidores da FINEP, do IPEA, do CNPq, do INPE e do INPA

FIPECq – APOSENTADOS – Assistidos pela FIPECq

FIPECq Vida – Caixa de Assistência Social da FIPECq

FR – Fundo de Reserva

GCE – Gerência de Comunicação e Expansão

GGS – Gerência de Gestão de Saúde

IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus

IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

IMPA OS – Organização Social do IMPA

INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial

INT – Instituto Nacional de Tecnologia

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

JBRJ – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica

LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica

MAPMA – Corretora de Seguros e Consultoria

MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins

MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

MMA – Ministério do Meio Ambiente

MPEG – Museu Paraense Emílio Goeldi

ON – Observatório Nacional

NME – Núcleo de Monitoramento Estratégico

NSU – Núcleo de Sustentabilidade

PAS – Programa de Assistência à Saúde

PAS Família – Programa de Assistência a Saúde da Família

PRE – Presidência

PROASSIST – Programa Especial Assistencial

RA – Relatório de Atividades

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SEG – Secretaria Geral

SEGED – Sistema de Controle e Gestão Eletrônica de Documentos

SINDSUSEP – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Superintendência de Seguros Privados

VCMH – Variação de Custo Médico-Hospitalar

 

 

CÓDIGO DE ÉTICA DA FIPECq VIDA

 

I - DO OBJETIVO 

 

Art. 1º. Estabelecer os valores e princípios éticos que norteiam as relações internas e externas dos empregados, membros dos colegiados, parceiros e associados da Caixa de Assistência Social da FIPECq – FIPECq Vida, para inspirar e manter a confiança e a credibilidade da Associação. 

 

II - DOS VALORES

 

Art. 2º. A FIPECq Vida tem como valores a responsabilidade, a verdade, a justiça, a legalidade, a transparência de seus atos, o compromisso com a eficiência e a eficácia e a gestão democrática, em respeito aos princípios éticos fundamentais.

 

III - DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS

 

Art. 3º. Estarão presentes como fio condutor das ações da FIPECq Vida, a boa-fé, a lealdade, a integridade, a honestidade e o incondicional respeito às normas.

 

Art. 4º. Todos os envolvidos direta ou indiretamente na gestão da FIPECq Vida estão comprometidos com os valores e princípios éticos previstos neste Código, com o intuito de alcançar a contínua melhoria dos resultados, com a promoção do bem-estar de seus Associados. 

 

IV - DOS PADRÕES DE CONDUTA

  

Art. 5º. São considerados padrões de conduta e responsabilidade de todos os participantes da FIPECq Vida:

 

I. Tomar decisõeszou propor alternativas com base na razão, nas melhores práticas de gestão, no bom senso, na prudência e na equidade – sempre considerando os melhores interesses dos Associados da FIPECq Vida.  

II. Colaborar para o bom convívio no ambiente de trabalho, atuando com disciplina e observância à hierarquia, urbanidade e conduta respeitosa e cordial com todos.

III. Guardar discrição e reserva quanto a documentos, fatos e informações sob a guarda da FIPECq Vida.

IV. Honrar os contratos, acordos e convênios firmados com terceiros.

V. Assumir as consequências das próprias ações e omissões, ocorridas no âmbito de suas atribuições, e por elas responder, assegurando-se, sempre, o contraditório.

VI. Repudiar, denunciar e combater qualquer forma de corrupção, ativa ou passiva.

VII. Primar pelo melhor atendimento aos associados, assegurando excelência no grau de satisfação pelos serviços prestados.

VIII. Respeitar a intimidade, a reputação e a privacidade pessoal e familiar de todos.

IX. Comprometer-se com os interesses da FIPECq Vida. 

 

V - DAS CONDUTAS INACEITÁVEIS 

 

Art. 6º.  São inadmissíveis aos integrantes da FIPECq Vida, inclusive seus parceiros, a prática das seguintes condutas: 

 

I. Fazer uso do cargo, visando à concessão ou a obtenção, para si ou para outrem, de vantagens ou benefícios. 

II. Praticar qualquer ato discriminatório ou toda e qualquer expressão de assédio. 

III. Aceitar oferta de vantagem pessoal que implique em conflito de interesse.  

IV. Divulgar informações sigilosas ou privilegiadas. 

V. Manter relações comerciais, na condição de representante da Instituição, com empresas de sua propriedade ou de pessoa de seu relacionamento familiar (até 3º grau consanguíneo ou afim) que preste serviço à FIPECq Vida. 

VI. Assumir posição política partidária no desempenho de suas funções, bem como influir nas decisões, invocando o apoio de organizações políticas. 

ção, além de ter, no mínimo, dois anos de vinculação com a FIPECq Vida.

VII. Divulgar boatos ou informações supostas que possam afetar a honra e a imagem de qualquer pessoa e/ou levar à tomada de decisões equivocadas no âmbito da Instituição. 

VIII. Omitir, adulterar, falsificar ou manipular, deliberadamente, dados e informações que prejudiquem a FIPECq Vida ou seus Associados, Instituidoras e Instituidoras por Adesão.  

 

VI - DA APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA   

 

Art. 7º. A aplicação dos dispositivos deste Código de Ética será feita por um Comitê composto exclusivamente por dois membros representantes da Instituição e um membro representante 

dos empregados, titulares e suplentes. 

 

Parágrafo Primeiro – O mandato do primeiro indicado pela Associação será de três anos; o segundo indicado de um ano; e o indicado pelos empregados terá mandato de dois anos.

 

Parágrafo Segundo – Os membros indicados para compor o Comitê de Ética deverão ter reputação ilibada, e independência para o desempenho da fun

Parágrafo Terceiro – Os membros do Comitê de Ética elegerão seu presidente para um mandato de um ano, permitida uma única recondução.

 

Parágrafo Quarto – O Comitê de Ética poderá requisitar as estruturas disponíveis na Associação para execução de sua função.  

 

Art. 8º. O exercício da função de membro do Comitê de Ética será reconhecido como de relevância para a Associação, com registro nos assentamentos funcionais e/ou em ata. 

 

At. 9º. As indicações, nomeações e posse dos membros do Comitê de Ética serão feitas por ato do Diretor Presidente da FIPECq Vida. 

Art. 10. Os membros do Comitê de Ética somente poderão sofrer qualquer tipo de penalidade, mediante autorização prévia do Conselho de Administração. 

 

Art. 11. O processo ético observará a seguintes etapas: 

 

a) Recebimento ou não da denúncia.

b) Instrução da denúncia com documentos e depoimento das partes e testemunhas.

c) Elaboração de parecer conclusivo, com recomendação de punição ou arquivamento. 

 

Parágrafo Primeiro – O parecer e as recomendações serão submetidos ao Diretor Presidente que, após oitiva do Comitê Gestor, os encaminhará ao Conselho de Administração, com a respectiva manifestação. 

 

Parágrafo Segundo – Das decisões proferidas pelo Conselho de Administração, caberá recurso à Assembleia Geral, observado o prazo de 15 (quinze) dias a partir da notificação da punição. 

 

Parágrafo Terceiro – Os trabalhos do Comitê de Ética serão lançados em ata, que ficará disponível para consulta dos interessados pelo período de cinco anos, após o qual será destruída, independente de requerimento das partes envolvidas.   

                                                                      

Parágrafo Quarto – As decisões que resultarem em punição ao empregado ou associado passarão a constar dos assentamentos funcionais ou dossiês pelo prazo de cinco anos.   

 

VII - DAS SANÇÕES 

 

Art. 12. A violação das normas contidas neste Código importa em falta que, considerada sua gravidade e as circunstâncias, sujeita seus infratores às seguintes sanções:

I. advertência escrita e reservada. 

I. advertência escrita e reservada.

II. censura pública.

III. suspensão de até 60 (sessenta) dias.

IV. exclusão dos quadros de pessoal, perda do mandato de Conselheiro ou demissão do Diretor.

 

Parágrafo Único – Quando envolver o corpo de Associados ou os membros dos Colegiados, as penalidades de que tratam este artigo serão aplicados pela Assembleia Geral, com deliberação prévia do Conselho de Administração. 

 

Art. 13. Qualquer Associado poderá representar contra atos praticados por Conselheiro, Diretor ou empregado da FIPECq Vida, não sendo admitido o anonimato. 

 

Art. 14. Caberá ao Comitê de Ética analisar, em juízo de admissibilidade, a representação e, inexistindo provas que subsidiem o fato, determinar, de ofício, o imediato arquivamento da denúncia.   

 

 



Glossário

GLOSSÁRIO

 

ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

ACI – Associação dos Corretores de Imóveis

ADC – Associação Desportista Classista

AEB – Agência Espacial Brasileira

AFIN – Assessoria Fiscal e Contábil

AFIPEA – Associação dos Funcionários do IPEA

AGE – Assembleia Geral

AJU – Assessoria Jurídica

ANA – Agência Nacional de Águas

ANBENE – Associação Nacional dos Beneficiados pela Lei 88878/94

ANCINE –Agência Nacional do Cinema

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica

ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

ASCON – Associação dos Servidores do CNPq

ASMINC – Associação dos Servidores do Ministério da Cultura

ASSCETEX – Associação dos Servidores Civis de Ciência e Tecnologia do Exército

ASSERTE – Associação dos Servidores e Trabalhadores da FUNARTE

ASSETANS – Associação dos  Servidores  e  demais  trabalhadores  da  Agência  Nacional  de  Saúde  – ANS

ASSURÊ – Corretora de Seguros e Consultoria

BP – Balanço Patrimonial

CA – Conselho de Administração

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior

CASA – Fundação Casa Rui Barbosa

CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

CDH – Complemento de Despesas Hospitalares

CE – Comitê de Ética

CETEM – Centro de Tecnologia Mineral

CF – Conselho Fiscal

CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CRO – Conselho Regional de Odontologia

DFC – Demonstrativo dos Fluxos de Caixa

DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

FAU – Fundo Assistencial Único

FBN – Fundação da Biblioteca Nacional

FEA – Fundo Especial Assistencial

FINEP – AUTO – Financiadora de Estudos e Projetos – AUTOPATROCINADOS

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos

FIPECq – Fundação de Previdência Complementar dos Empregados ou Servidores da FINEP, do IPEA, do CNPq, do INPE e do INPA

FIPECq – APOSENTADOS – Assistidos pela FIPECq

FIPECq Vida – Caixa de Assistência Social da FIPECq

FR – Fundo de Reserva

GCE – Gerência de Comunicação e Expansão

GGS – Gerência de Gestão de Saúde

IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus

IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

IMPA OS – Organização Social do IMPA

INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial

INT – Instituto Nacional de Tecnologia

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

JBRJ – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica

LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica

MAPMA – Corretora de Seguros e Consultoria

MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins

MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

MMA – Ministério do Meio Ambiente

MPEG – Museu Paraense Emílio Goeldi

ON – Observatório Nacional

NME – Núcleo de Monitoramento Estratégico

NSU – Núcleo de Sustentabilidade

PAS – Programa de Assistência à Saúde

PAS Família – Programa de Assistência a Saúde da Família

PRE – Presidência

PROASSIST – Programa Especial Assistencial

RA – Relatório de Atividades

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SEG – Secretaria Geral

SEGED – Sistema de Controle e Gestão Eletrônica de Documentos

SINDSUSEP – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Superintendência de Seguros Privados

VCMH – Variação de Custo Médico-Hospitalar



Código de Ética



Demonstrativos Contábeis

As Demonstrações Financeiras referentes ao ano de 2019 foram aprovadas, sem ressalvas, na 59ª Reunião do Conselho Fiscal, realizada em 12 de março de 2020 com a presença dos conselheiros:  Sr. Carlos Roberto Silveira Silva, representante do CNPq e Presidente do Conselho Fiscal; Sr. Ronaldo Duarte Ferreira , representante do INPE; Sr. Silvio Jardim de Oliveira Silva, representante do INPA; Sra. Tathiane Silva Mesquita de Freitas, representante da FIPECq Previdência, Sr. Alexandre de Castro Almeida, representante da FINEP e Sr. Mauro Oddo Nogueira, representante do IPEA.




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